vestibular biologia foco produtividade cursinho medicina vestibulando vestibulanda aprovação coach coaching educacional
Canal do YouTube

A IMPORTÂNCIA DO SIMULADO!

Marcio Leo      quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Durante a preparação para os vestibulares há algumas etapas a serem cumpridas tais como o estudo (óbvio!), o aprofundamento, a revisão e a adaptação. Estudantes que saltam uma ou mais de uma dessas etapas estão se condenando, em sua maioria, a entrar na prova com insegurança ou a fazer com toda segurança... no ano seguinte!

Neste post, vou falar sobre a adaptação à prova que nada mais é que a prática de simulados. Você os têm feito? Fale a verdade, feito mesmo ou você chega e quer acabar correndo para ir aproveitar o resto do dia...

Acredito que não seria necessario falar sobre isso mas vou explicar aqui e te convencer a não deixar um simulado sequer para trás!

1- Você precisa se familiarizar com o tipo de prova que vai encarar - Quantas horas você tem para fazer o ENEM? E a FUVEST, UNICAMP, UERJ, CMMG... ou qualquer outra prova que seja o seu objetivo? Qual o dia da semana essa prova será? Na parte da manhã ou da tarde? Qual é o formato da prova, o tamanho da letra, caracteríticas daquela banca? São respostas que você só terá... simulando! 

Alguns dos meus alunos e coachees, melhoram de maneira significativa seus resultados, preparando o cérebro com os simulados. Nada de surpresas na hora da prova! Te faço uma simples pergunta: O que você adora fazer no domingo a tarde? Se a sua resposta não foi o ENEM, imagine como ficará o seu cérebro se em dois domingos, lá no fim do ano, você tiver que is fazer o ENEM. Minha sugestão é: simule, um domingo por mês agora e depois, lá em setembro e outubro, dois domingos seguidos. Incusive com os horários. Ah e não me venha com desculpas que não tem como... Tem tudo na Internet!

2- Te permite encontrar a sua estratégia - Objetivamente você precisa de nota! É nos simulados que você pode se avaliar e corrigir seus rumos. Sempre começamos com a mais fácil mas às vezes temso que começar com a de maior peso, caso exista numa prova. Cada caso é um caso e o simulado é a melhor forma de você definir sua estratégia. Muitos alunos não conseguem equilibrar o tempo do ENEM, enquanto outros o fazem com muita habilidade. Quando pergunto para eles sobre terem feito simulado, advinhe quem conseguiu administrar o tempo!

3- Simulador de pressão - Sabe aquela famosa frase: "Não aguenta pede pra sair!" O simulado é ótimo para você aprender a resistir às pressões físicas (aliás é outro cuidado que você deve ter!) e psicológicas! É nos simulados que você aprende a controlar seus diálogos internos e ter clareza quando é hora de deixar uma questão de lado entendendo que você não é a úinica pessoa com dificuldades.

4- Medidor de desempenho e indicador do futuro - Vamos combinar, uma nota ruim no simulado é ÓTIMO! É por aí que você pode se avaliar e CORRIGIR SEUS RUMOS - qual assunto deve ser reforçado, qual assunto você já sabe e não precisa gastar muita energia! É o momento de clareza tão necessária para se obter sucesso.

Repare que TODAS as pessoas de sucesso passam por simulações. Seja no esporte (Cristiano Ronaldo bate uma quantidade enorme de faltas sozinho depois dos treinos!), nos palcos (ou você acha que Ivete Sangalo não ensaia!) ou nas pistas (pilotos de corrida e de avião passam horas simulando!).

Por que seria diferente com a sua preparação para uma prova?

Boooora para ser mais!!

Comentários

(31) 98797-4469

Tem muito mais no meu perfil!
Veja  agora!

VOCÊ PRECISA CONHECER ESTA TÉCNICA DE ESTUDO! ELA MUDOU A MINHA VIDA...

Texto sobre produtividade para aqueles que querem ter melhor rendimento nos estudos. Técnica muito útil.

Marcio Léo      sábado, 22 de dezembro de 2018

ESTES 4 PASSOS VÃO FUNCIONAR PARA VOCÊ (FUNCIONARAM PARA UM NOBEL!!!) - MÉTODO FEYNMAN

Uma super dica para aprender qualquer coisa segundo um prêmio Nobel. Pessoalmente, uso muito!! Quem sabe ela pode te ajudar também?

Marcio Leo      quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DO SIMULADO!

Uma das etapas mais importantes na preparação é a realização de simulados... O maior erro é negligenciá-los. Entenda lendo o post.

Marcio Leo      quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

ISSO PODE TE DAR ÂNIMO PARA ESTUDAR!

Motivado por uma pergunta no meu story do instagram (@marcioleobiocoach) resolvi fazer esse post... talvez seja para você!

Marcio Leo      quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Media Social