vestibular biologia foco produtividade cursinho medicina vestibulando vestibulanda aprovação coach coaching educacional
Canal do YouTube

ESTES 4 PASSOS VÃO FUNCIONAR PARA VOCÊ (FUNCIONARAM PARA UM NOBEL!!!) - MÉTODO FEYNMAN

Marcio Leo      quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Na nossa rotina é comum nos depararmos com assuntos que não conseguimos compreender. 

Um cara chamado Richard Feynman (1918-1988), que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1965, dava sua garantia  que com 4 passos simples é possível entender qualquer tema. Ele mesmo era tido como alguem com extremo talanto para explicar coisas muito complexas tornando-as muito fáceis de entender. Ele tinha tanto entusiasmo que contagiava quem estava por perto. Pessoalmente uso o Método Feynman para preparar e dar as minhas aulas. 

Ele considerava que há dois tipos de saber: saber o nome de algo e o saber algo! Para ele a receita para a real aprendizagem é a última - e pode ser aplicada com 4 simples passo descritos a seguir:

1) Escolha um conceito - Qualquer um que preferir. Pode ser um de biologia, historia, matemática ou qualquer assunto que vier a cabeça. Anote o conceito - o importante é desenvolver o raciocínio com muito FOCO

2) Escreva-o como se estivesse ensinando uma criança - Redija, então, tudo o sabe sobre esse conceito, como se estivesse explicando para uma criança, o mais simples possível. Não julgue que parece absurdo e desnecessário. É um passo muito importante!

Tenha certeza que do início ao fim, você está usando uma linguagem bem simples. Além disso, se esforce por não usar expressões prontas que pressupondo que você já sabe o conceito delas. Explique cada detalhe de tudo e não caia na tentação de omitir algo que, na sua visão, está subentendido.

3) Volte no tema e pesquise sobre ele - No passo anterior, provavelmente você encontrou falhas no seu conhecimento. Algumas coisas que esqueceu e que não conseguiu explicar. Fique feliz pois,  é o momento em que você começa realmente a aprender. Volte à fonte de informações sobre esse tema e pesquise o que ainda falta entender. Sempre que acreditar que está claro, escreva no papel a explicação para ele de uma maneira que até uma criança entenderia.

Quando houver satisfação  e estiver compreendendo tudo o que antes estava confuso, volte à redação original e continue escrevendo as explicações nela.

4) Faça uma revisão e simplifique ainda mais

Após passar por todas as etapas, revise o que escreveu e simplifique. 

Leia tudo em voz alta. Muita atenção para perceber se está tudo exposto da maneira mais clara possível. Se a explicação não for simples ou se soar confusa -   sinal de que você não está entendendo algo.

Crie analogias para explicar o conceito, porque isso ajuda a esclarecer tudo na sua cabeça e é a prova de que você está realmente dominando aquele tema!!
 

BOORA COLOCAR EM PRÁTICA MAIS ESSA DICA! E PARA TER MAIS FOCO ACESSE AQUI!!

Comentários

(31) 98797-4469

Tem muito mais no meu perfil!
Veja  agora!

VOCÊ PRECISA CONHECER ESTA TÉCNICA DE ESTUDO! ELA MUDOU A MINHA VIDA...

Texto sobre produtividade para aqueles que querem ter melhor rendimento nos estudos. Técnica muito útil.

Marcio Léo      sábado, 22 de dezembro de 2018

ESTES 4 PASSOS VÃO FUNCIONAR PARA VOCÊ (FUNCIONARAM PARA UM NOBEL!!!) - MÉTODO FEYNMAN

Uma super dica para aprender qualquer coisa segundo um prêmio Nobel. Pessoalmente, uso muito!! Quem sabe ela pode te ajudar também?

Marcio Leo      quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DO SIMULADO!

Uma das etapas mais importantes na preparação é a realização de simulados... O maior erro é negligenciá-los. Entenda lendo o post.

Marcio Leo      quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

ISSO PODE TE DAR ÂNIMO PARA ESTUDAR!

Motivado por uma pergunta no meu story do instagram (@marcioleobiocoach) resolvi fazer esse post... talvez seja para você!

Marcio Leo      quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Media Social